segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A noite que mudou a minha vida - Tu consegues papá

o dia tinha sido um sucesso. fui passear com o meu amor, vi um filme… tudo correu bem ate á noite. nunca me esquecerei. cheguei a casa pouco depois dos meus pais. diseram-me que teriam de ir ao hospital de imediato por causa das analises do meu pai. fiquei muito preocupada pois naquele envelope grosso e branco tinha a palavra “urgente” escrito a vermelho. pensei no pior, pensava eu que era o pior, uma operação ao estomago ou ate mesmo um transplante de algum orgão. nessa noite fiquei eu e o meu irmao juntos na sala á espera de noticias. chamamos a minha tia para acompanhar a minha mae no hospital. era cerca de 11 horas da noite quando a minha mae telefenou para nos. dizia que estava tudo bem que se enganaram nos exames. num entanto sentia outra coisa. fui deitar-me e adormeci mas mal ouvi a porta da entrada a abrir acordei. um estranho silencio impos-se na casa. “estão tão cansados que nem falam” menti a mim propria. tentei adormecer…
o dia seguinte foi o pior de todos. a minha mae nao me falava apenas fazia o pequeno almoço como se tentasse compensar algo. estava tao assustada que nemconsegui falar. ate que juntos na cosinha a minha mae fraquejou e disse “meus filhos o vosso pai tem um cancro”. tudo parou por um momente tentei nao chorar pois so ia piorar as coisas para a minha mae, num entanto nao consegui. chorei como um louca, o meu irmao ficou pálido como uma parede. estava tudo errado, porque ele? o resto do dia parecia um sonho no qual nao podemos fazer nada. a mae chorava e o meu irmao fechou-se no quarto. tentei entrete-lo com um jogo enquanto a mae foi para o hospital…
passados dois dias (aconteceu dia 22 de Abril) fui ver o meu pai. a porteira nao me queria deixar entrar. enervada gritei com a mulher e quase choarava. estava disposta a tudo, queria ver o meu pai! entramos no hospital graças á manha da minha mae. estava nervosa nao sabia o que lhe dizer. andamos um pouco perdidas pois nao sabiamos onde estavamos. num entanto encontramos o lugar. para o ver tenho de me equipar. coloquei a bata e pensei no que diria o meu pai. quando tapei os meus cabelos lembrei-me de como ele gosta deles compridos pois lembro-lhe a minha mae. quando finalmente coloquei a mascara pensei no que viria a seguir. iria reconhecer-me? como é que ele esta? esitei por uns momentos. segui em frente para o quarto 6. termia por todos os lados. cheguei ao quarto e vi o meu pai deitado na cama com uns fios no pulso. embora no devesse abracei-o. sentei-me a seu lado e vi o seu rosto a ficar triste de novo. pensei em varias coisas mas esbocei um sorriso, embora ele nao o visse, e apenas disse: tu consegues papá.

poderao pensar na enrascada que o destino me colocou mas luto todos os dias para dar forças á minha mae. sorrio sempre para dar forças ao meu pai e tento viver a vida com calma. sei que ele vai recuperar pois é forte. e acredito que seremos de novo a familia que eramos. por isso se lerem este post podem comentar á vontade.. digam-me conhecem alguem na mesma situação que o meu pai? o que fizeram? eu sei que dar força nao é o sufuciente gostaria de fazer algo mais….     Mas, o quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário