sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Bayonetta - A mulher do amanhã

Isto poderia mesmo ser uma revisão do filme ou dos jogos. Eu vi o filme que eu adorei mas infelizmente nunca joguei o jogo. Bem queria mas nunca o consegui comprar. O que me relembra que o posso "adquirir" de outra forma, e vou fazer!

Voltando ao artigo. O ícone do movimento feminino atualmente é uma senhora chamada Anita Sarkeesian, ela vê misoginia em tudo.
Para quem não sabe o que este termo significa, segundo o website significados.com.br:

Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra às mulheres. Esta forma de aversão mórbida e patológica ao sexo feminino está diretamente relacionada com a violência que é praticada contra a mulher.
Para a menina Sarkeesian, tudo o que vá contra a glorificação das mulheres é misoginia.
Tenho de fazer jantar para o meu marido? Misoginia.
Tenho de arrumar a casa? Misoginia.
Tenho eu um trabalho onde maioritariamente os homens tem cargos mais altos que eu? Misoginia.

Mas eu cá deixo-me estar sossegada pois isso a mim não me afeta nadinha. Aqui no meu país ninguém se incomoda com estes assuntos nem sequer chateiam ninguém. Mas o que me levou a escrever foi um video antigo que eu encontrei desta menina sobre a personagem Bayonetta.
Para quem não sabe Bayonetta é uma bruxa, caça anjos e diverte-se imenso ao fazê-lo.
Com o passar dos anos Bayonetta foi mudando.

1º Jogo                                                                                  2º Jogo


Pessoalmente gosto do 1º. Mas como podem ver a senhora é bastante sexy. Roupas justas penteados arrojados e claro uns sapatos divinais. As suas armas são especiais, revolvers que foram especialmente desenhados para ela.
É uma personagem interessante com uma personalidade forte e independente. A mim não me chateia nada que ela seja assim. Até prefiro, foi refrescante ver uma personagem feminina que até usa óculos. Isso é raro, geralmente todas tem a vistinha boa.

O que mais me encanta nela é a sua personalidade, forte confiante e não está para andar atrás de ninguém. Mas também tem o seu ar carinho pois se virem o filme "Bloddy Fate" ou jogarem o jogo percebem que não só ela é uma guerreira mas também tem o seu lado sensível.

Quem não viu ainda recomendo. Eu sei que muitos dizem que não está bom que o jogo é melhor. Mas eu gosto do filme e acho bom.

O que mais me irritou no vídeo daquela menina foi o facto de ela não entender a história nem sequer os simbolismos por detrás dela. Sim a Bayonetta tem apenas cabelo a tapá-la que usa quando precisa de atacar com toda a sua força. Mas se a menina Sarkeesian tivesse ao menos se perguntado o porquê veria que alguns mitos das bruxas da idade média afirmavam usar o seu cabelo para feitiços. Como se fosse uma parte de si.
Sim as pistolas estão nos seus pés e ela usa poses sensuais para disparar e lutar. Mas se a faz sentir melhor não era apenas ela que usava esse estilo a sua amiga/rival Jeanne também.

 Mas claro aos olhos daquela menina tudo é ofensivo. Tudo vai ferir a imagem da mulher.
Não sei como é que uma personagem de um jogo vai afetar-me a mim. Porque nignuém vai andar a olhar para as mulheres do tipo "Uh tens de andar assim vestida".
Afinal vocês lutam pela liberdade das mulheres ou não? Imaginem que eu quero andar assim vestida?
Vou ouvir comentários do tipo "andas no engate","veste-te como uma senhora" ou "daqui a pouco estás nua". Então aí eu peço ajuda ao movimento pois estou a ser oprimida. Mas se eu apelar por estas personagens aí já são coisas utilizadas para apelar o sexo masculino.
O ponto que quero tocar é: não é por isto que vocês lutam? Não é por isto aqui retratado que vocês gritam e até manifestão? Então porque diabo querer que isto seja abolido?

O problema é que esta personagem é sexy para os homens olharem e quererem. Mas minhas caras esta personagem não foi criada por um homem! Foi uma mulher!
Esta senhora juntamente com uma boa equipa não teve medo de criar uma personagem independente e sexy.

O vosso problema é mesmo que nada está bem! Se for sexy é ofensivo, se for ofensivo ser sexy é ofensivo também.

Quando é que vão meter nessas cabeças que TUDO o que vocês fizerem quer seja musica, comida, livros vai sempre ofender alguém. Sempre alguém vai ficar com o cu a arder?

São jogos, são personagens. Cresçam mais um pouco e deixem de ser tão mesquinhos.
Principalmente a menina Sarkeesian.

Sem comentários:

Enviar um comentário