terça-feira, 28 de abril de 2015

Bullying - És bem mais forte que isso

Há muitos anos a trás eu icieWind tinha os meus 13 anos. Foi nessa altura que descobri que era diferente. Ah sim, claro todos somos diferentes, todos nós temos algo que nos destaca dos outros.
Isso é o primeiro factor que temos de reconhecer. ninguém é igual a ninguém nem mesmo os gémeos.

O que me leva a fazer este post foi algo que aconteceu recentemente, como mulher agora olho para trás e rio um pouco de como não consegui ver o que realmente de passava á minha volta.
Algo que referi este fim de semana "As pessoas não estão contra ti estão contra elas próprias".
Por um momento peço ao leitor que se esqueça um pouco do mundo lá fora, de como este é barulhento e cheio de coisas para fazer. Faça uma pausa, um bocadinho só.

Não sei se algum adulto algum dia irá ler isto mas vamos voltar para lá para a nossa infância. Antigamente quando duas crianças andavam á porrada e vamos mesmo chamar-lhe porrada pois é uma palavra tosca e infantil, tal como as lutas. Quando estes dois pequenos seres andavam á porrada duas coisas aconteciam era castigos da parte dos pais ou chamavam os amigos e havia porrada colectiva. Antigamente no tempo dos meus pais e avós isto não tinha um nome mas com a minha geração isto ganhou um nome, um termo que veio do outro lado do oceano "Bullying". Este nome passaria a ter novas dimensões e passaria a ser algo que ainda mesmo em Portugal se torna um assunto que é passado ao lado.

Mas cabe-nos a nós, sendo pais, irmãos, tios, avós, fazer algo para parar esta onda de maus tratos. Quem faz isto são nem sempre maus mas sim vitimas de alguma coisa. Isto é um factor que muitas vezes não vamos ou nos esquece-mos. Sim este tipo de gente cresce para ser o que muitos de nós chamamos de imbecil. Mesmo com 24 anos ainda tenho por perto alguns imbecis, estes estão claramente mal com a vida que tem. Mas eu só reconheço isto agora. Dantes quando estes interagiam directamente comigo, não via.

Vou falar de um imbecil com quem convivi durante 2 anos e 6 meses a certa altura da minha jovem vida. Ah como eu queria poder passar-lhe com as rodas do meu carro por cima. Óbvio que o bullying que se ali passava não era nada de severo nem físico. Mas sim psicológico. Pois é meus caros isto tem duas vias, físico e psicológico, entre as duas que venha o diabo e escolha, No meu caso era constante critica e rebaixamento uma vez até fiquei a chorar. Obviamente que na altura eu não via o porque de aquilo acontecer. Afinal tento dar-me bem com toda a gente. Olhando para trás o imbecil tinha uma vida complicada, viva na sombra de alguém muito maior que ele. Claro que isto o frustrava imenso por isso ele descontava o que queria em alguém fraco, nomeadamente eu.

Aprendi a viver com isto claro. Lá teve de ser, foi complicado na altura pois eu só conseguia ver que o imbecil estava era a moer-me o coco e eu nem fazia a ideia do porquê.

Mas o Bullying infelizmente manifesta-se mais bruscamente nos nossos primeiros anos de vida, quando não temos experiência alguma e claro como somos novitos temos a mania que nada de mal nos vai acontecer pois podemos chorar para os pais e pronto, problema resolvido.~
A parte triste disto tudo é que é verdade, muitos miúdos andam á batatada nos recreios e muitos acham que é a brincar. Esse belo elemento perde-se quando crescemos ou seja já não podemos mandar um soco na cara de alguém que eles levam a mal já não é a brincar.

Lidar com um imbecil requer muita paciência e apoio é aqui que entramos nós família. Na minha não tão longe juventude o meu irmão mais novo era vitima de bullying, olhando para trás o que fiz foi também uma espécie de bullying. Identifiquei os miúdos que lhe estavam a fazer mal e olhem fiz o que eles fizeram ao meu irmão.
Foi poético vê-los encostados a um canto a chorar a dizer para parar quando que no dia anterior estava o meu irmão naquele mesmo canto.
Mas tal como disse não agi correctamente, a partir do momento em que eu não estava na escola o meu irmão era massacrado. Mas a um ponto de ter medo de andar com a cabeça erguida. Então durante 1 ano um circulo vicioso se formou, eles batiam-lhe eu e uns amigos batiam-lhes. Mas nesta altura já a minha família sabia do que se passava. E estavam a tentar resolver de forma diplomática a questão, pais foram chamados e ouvidos. O que resolveu? Nada.
No fim do dia aqueles ranhosos continuavam a fazer mal ao meu irmão e eu a fazer-lhes mal a eles.
Ninguém ganhou nada com aquilo, a não ser feridas.
Tudo isto acabou quando o meu irmão e os palermas mudaram todos de escola e foi um novo começo.

Antes de acabar o meu post aqui ficam duas mensagens.

Para as vitimas de bullying:

Sabes aquela frase cliché "vai melhorar"? Não é brincadeira vai melhorar mesmo, quando deres por ela todas essas pessoas que te fazem mal vão desaparecer da tua vida de uma forma ou outra. Não precisas de ter medo, apenas coragem. Fala com alguém, procura apoio não estás só sabias? Mesmo que aches que sim podes sempre procurar e aprender que afinal existem mais pessoas como tu.

Só tens de as procurar.






Sem comentários:

Enviar um comentário